O Que Significa Swami

A palavra swami é originária do sânscrito, está intimamente relacionada com a cultura hindu, é uma via do bhramanismo que se estendeu para outras manifestações religiosas do hinduísmo. O Swami não é exatamente um título de honra, mas significa que a pessoa está ligada à ordem espiritual situada nos mundos celestiais denominada de a "Ordem dos Swamis situada na região espiritual de Shambala". 

O swami é alguém que passou por processos cerimoniais religiosos e recebeu a consagração de outros swamis, geralmente dependendo da ordem ou dos swamis, essas cerimônias podem ser por Dikshas, Sannyas etc. 

Existem algumas ordens tradicionais seculares no mundo, agremiações sistemáticas de swamis, como a Ordem de Swamis de Shankara, um guru que viveu no século VII dC, também existem outras mais antigas e com raízes mais profundas e tradicionais nos mundos celestiais como a Ordem de Chaitanya difundida no ocidente pelo Swami Prabupada do movimento Hari Krishna.

Swami significa mestre de si mesmo, mas, mesmo recebendo a iniciação, não significa que  a pessoa seja completamente mestres de si mesmo, muitos swamis ainda estão no processo de crescimento mental. Contudo, depende da pessoa no processo de desenvolvimento da consciência.

Swami é um mestre de yoga e pratica uma vida de austeridade ética, serviço a humaindade, análise, meditação, criatividade e síntese.

O autor desse texto é Swami ordenado por Swami Maitreyananda (Civil Estevez Griego) da Ordem de Shankara, seguidor de Swami Sivananda Saraswati, contudo o autor não pertence à ordem de shankara.